O rio – A visão do profeta ezequiel

O profeta Ezequiel teve uma visão de um rio de nascia do trono de Deus e regava a terra que outrora seca ornou-se em um jardim regado.

Depois disto me fez voltar à porta da casa, e eis que saíam águas por debaixo do umbral da casa para o oriente; porque a face da casa dava para o oriente, e as águas desciam de debaixo, desde o lado direito da casa, ao sul do altar.

E ele me fez sair pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora, até à porta exterior, pelo caminho que dá para o oriente e eis que corriam as águas do lado direito.

E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. Ezequiel 47.1-3

templodesalomao

Replica do “templo de Salomão”

Essa replica nos ajuda a analisar o texto de forma clara, quando o profeta fala que seguiu pelo lado direito na verdade ele foi levado a porta norte do lado esquerdo do templo.

A porta sul é a porta por onde entravam todas as gentes sendo judeu ou não. Porem a porta norte era destinada a levitas e sacerdotes pois segundo o rito judaico o sacerdote não poderia se contaminar antes de adentrar o templo.

O umbral (da porta obviamente) de que Ezequiel fala era destinada ao sumo sacerdote que só uma vez por ano entrava por ela para fazer um sacrifício a Deus em favor de todo o Israel.

E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.

E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.

E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então levou-me, e me fez voltar para a margem do rio.

E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.

Então disse-me: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.

E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrarem estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.

Será também que os pescadores estarão em pé junto dele; desde Engedi até En-Eglaim haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar grande, em multidão excessiva.

Mas os seus charcos e os seus pântanos não tornar-se-ão saudáveis; serão deixados para sal.

E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio. Ezequiel 47.3-12

Na visão Ezequiel as aguas eram tão profundas e abundante que se tornava impossível de atravessar a nado ou mergulhar ate o fundo mas podia-se flutuar sobre o rio.

mergulho-no-rio-cristalino

Essa profecia não era para seus dias, o tempo da lei, mas para o tempo do refrigério de que falavam os profetas o tempo do evangelho da graça do evangelho do cordeiro de Deus!

No antigo testamento o Espírito de Deus era dada por medida. Elias tinha uma porção do Espírito, Eliseu pediu a porção dobrada do Espírito e recebeu. Mas na nova aliança Deus promete derramar o seu Espírito.

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Joel 2:28

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. João 7:37

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38

A bênção do espírito de Deus ser derramado sem medidas foi cumprida no calvário e sem a cruz não teríamos o Espírito Santo!

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; João 14:16

Jesus é a fonte e condutor da água da vida!

Na visão dada à  Ezequiel o caminho pelo qual viria o rio era a do sumo sacerdote. Interessante que Jesus é citado como o sumo sacerdote de nossa fé.

Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Hebreus 5:10

Hora, se jesus não tivesse subido aos céus, o Espírito da verdade não viria e o mesmo Espírito veio pelo caminho do sumo sacerdote Jesus Cristo.

Uma coisa intrigante na visão é o porque o rio seguir pelo lado esquerdo do templo e o lado direito do ponto de vista do profeta.

Meditando nisso me recordei que a bíblia diz que Jesus foi ferido por uma lança em seu lado esquerdo e da ferida saia sangue e água!

Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. João 19:34

Esse era o lado do coração pelo qual os soldados davam o golpe de “misericórdia”

Hora não é o que podemos ver quando Moisés fere a rocha e da mesma saia água que matou a sede de uma grande multidão no deserto!

Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
Números 20:11

Ele foi ferido e pelas suas pisadura fomos sarados – diz o profeta Isaías. Ele se entregou por amor aos pecadores e de suas feridas jorram a graça. Ele se doou para nos dar a vida. Aleluia! flua em nós o seu rio Senho!

3 comentários em “O rio – A visão do profeta ezequiel

    • Irmão, muito me malegrei em saber que era o que procurava e com certeza o Espiríto de Deus, o guiou.
      e que continue pregando a cruz e sacrificio de Cristo, como a fonte de bençãos e salvação a todos os homens. Que Deus o Abençoe e paz de Cristo esteja contigo.

Gostou? deixe um comentário!